Quem sou eu

Sou uma pessoa simples, carinhosa e cheia do amor de Deus. Amo fazer amigos. Amo a Deus e minha familia, curto demais meus estudos e trabalho.

30 dezembro 2006

O Natal

VOZ OCULTA: No princípio era o verbo e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus e todas as coisas foram feitas por intermédio d’Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens e a luz resplandeceu nas trevas e as trevas não o compreenderam.

CENA I
(ENTRA O PROFETA ISAÍAS...)

PROFETA: O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e sobre os que habitam na região da sombra da morte resplandeceu a luz, e o Senhor vos dará um sinal, eis que uma virgem conceberá e dará luz a um filho, e seu nome será Emanuel, que traduzido é Deus conosco. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu e o principado está sobre seus ombros e o seu nome será MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE E PRINCIPE DA PAZ. (SAI O PROFETA)

VOCAL: Natal de Jesus
VOZ OCULTA: Mensageiro do céu visita uma virgem

(MARIA VARRENDO A CASA, DE REPENTE APARECE O ANJO, ELA SE AJOELHA)

ANJO: Salve agraciada! O Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres. Maria,não temas, porque achaste graça diante de Deus e eis que em teu ventre conceberás e darás luz a um filho, porás o nome de Jesus.

MARIA: (AMEDONTRADA) Mas como será isso meu Senhor? Visto que sou uma virgem?

ANJO: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do altíssimo te cobrirá com sua sombra, e o santo que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

MARIA: (COM VOZ FORTE E ALEGRE) Eis aqui a tua serva, cumpra-se em mim segundo a tua palavra. (MARIA BAIXA A CABEÇA E O ANJO SAI, E ELA EM SEGUDA)


CENA II

VOCAL : Natal de Jesus!

VOZ OCULTA: Pastores recebem a visita do anjo
(PASTORES)

ELI: (ENTRA) Jônatas, Jônatas ...oh! você está aí! Onde você deixou as ovelhas?

JÔNATAS: (LEVANTA-SE) Estão com Rafael do outro lado do rio. Ele veio nos ajudar já que o nosso rebanho aumentou muito ultimamente.

ELI: Temos muito trabalho Jônatas, mas mesmo assim encontro alegria em viver. Ah! Como gosto destas montanhas, destas árvores!

JONATAS: Pena que não posso dizer o mesmo Eli, ando tão triste ultimamente, parece que não há mais razão pra viver.

ELI: não sei o que esta lhe preoculpando Jônatas, mas acho que não deve deixar-se abater, nem perder as esperanças. Veja que noite maravilhosa, o luar está mais belo do que nunca e o céu enfeitado de estrelas.

JONATAS: (UM POUCO ZANGADO) Ora, as estrelas Eli... Não temos tempo para sonhos, ao invés de ficarmos olhando estrelas, por que não dormimos um pouco? Hoje não paramos um instante.

ELI: Tenho pena de você Jônatas, pois não pode mais alegrar-se com a natureza que está diante de nós, tudo isso é prova do amor de Deus.

JONATAS: Não percamos mais tempo, vamos apanhar as tendas para descansarmos um pouco.

APARECE UM ANJO

JONATAS: (ASSUSTADO) Quem é você? O que quer?

ANJO: (COM VOZ FORTE) Não temas! Porque eis que vos trago novas de grande alegria que será para todo o povo. É que na cidade de Davi vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal. Acharás o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura (SAI)

ELI: (MUITO FELIZ) Então nasceu o Cristo, Filho de Deus? Que alegria!

JONATAS: (ALEGRE) Sinto-me envergohado, bom amigo, eu estava tão infeliz e a felicidade estava tão próxima de nós, nasceu Jesus, aquele que conduzirá os que crêem na vida eterna.

ELI: Ele é MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE e PRÍNCIPE DA PAZ, como dizem as escrituras. Vamos Jônatas, vamos até Belém e vejamos isto que o Senhor nos fez saber.


CENA III

VOCAL: Natal de Jesus!
VOZ OCULTA: Magos a procura do menino

(O SERVO ANUNCIA A CHEGADA DO REI) Sua majestade, o rei Herodes.

O REI ENTRA E SENTA-SE NO TRONO

MAGOS: (JUNTOS REVERENCIAM) Salve Majestade!

HERODES: Andaram fazendo perguntas sobre uma pergunta sobre uma criança?

MAGO 1: Verdade majestade, viemos de uma cidade muito distante à procura dela.

HERODES: E quem lhes disse de uma tal criança que deverá nascer rei no meu reino?

MAGO 2: Nós vimos o nascer da estrela d’Ele e essa estrela tem sido nosso guia.

HERODES: Vocês seguiram uma estrela da Ásia até o centro do mundo? Quando encontrares essa criança, como terá certeza que é a que procuras?

MAGO 3: Pela precisão da estrela.

HERODES: É somente através da estrela que saberão?

MAGO2: Que porta-voz maior pode ter uma criança do que uma estrela?

HERODES: (PREOCUPADO) Vossas perguntas me deixaram perturbado. Ora, eu sou o Rei dos Judeus! De qualquer maneira vamos consultar os doutores da lei, escribas. Os profetas indicam onde nasceria o “Rei” (IRÔNICO)

ESCRIBA: (DESENROLANDO O PERGAMINHO) Vamos ver sim majestade. Aqui está... O Rei nascerá em Belém da Judéia, pois assim escreveu o profeta Miquéias (LER) e tu, Belém Efrata, posto que és pequena entre as milhares de Judá, de ti sairá o que será Senhor em Israel.

HERODES: (MURMURANDO) Isto é grave! Muito grave! (OLHA PARA OS MAGOS) Bem senhores, vão a Belém e procurem o menino, e quando o encontrarem voltem e me digam para que eu possa ir... Para que eu possa ir adorá-lo também.

(OS MAGOS SAEM)

HERODES: (COM IRONIA) Você ouviu, eu disse que iria adorar o menino, o Rei dos Judeus! Não é engraçado? Sabe o que vou fazer de verdade? Vou mandar os soldados matarem todos os meninos de dois (2) anos para baixo. Vamos redigir o decreto real, quero ver esse reizinho escapar! (LEVANTA E SAI)

CENA IV

(MARIA, JOSÉ, O MENINO E OS PASTORES)
(ENTRAM OS MAGOS COM PRESENTES)

MAGO 1: Onde está o que é nascido Reis dos Judeus?

MAGO 2: pois vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo

ELI: Venham, venham, venham todos, pois chegou o NATAL!

VOZ OCULTA : Hoje, dois mil anos depois, nesta noite de festa, neste encontro fraterno e cristão, na quietude desta igreja, nós proclamamos:

VOCAL : CHEGOU O NATAL!

(FIM)

Fernando Flávio
Out/2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário